A Porsche finalmente revelou o Macan EV na Quinta-Feira. Um projeto há muito adiado que testará se os consumidores ainda têm disposição para investir em um veículo elétrico que custa mais de US$ 78.000.
A revelação ocorre em um momento crucial para a Porsche e muitas outras montadoras. A demanda por veículos elétricos caros diminuiu nos últimos meses. Levando algumas fabricantes a voltarem-se novamente para veículos híbridos e a restringir planos dispendiosos de fábricas de baterias.
O Porsche Macan EV fornece o campo de teste ideal para avaliar o sentimento do consumidor que se desenrolará quando a empresa iniciar as entregas do SUV compacto totalmente elétrico na segunda metade do ano. Então não apenas concorrerá com o Macan a gasolina mais vendido, mas também será mais caro.
O Porsche Macan EV será oferecido em duas variantes: o Macan 4 e o Macan Turbo (sim, a Porsche continua mantendo suas designações de herança). O Macan 4 parte de US$ 78.800 e o Macan Turbo parte de US$ 105.300. Os preços que não incluem a taxa de entrega, processamento e manuseio de US$ 1.650. Enquanto isso, o Macan a gasolina parte de US$ 62.550 e atinge US$ 88.450 para sua versão mais cara.
Resposta do CEO da Porsche North America
O presidente e CEO da Porsche North America, Timo Resch, não vê um conflito, mas sim uma oportunidade de oferecer mais escolha aos clientes.
“No final, é uma escolha do cliente”, disse Resch à TechCrunch em uma entrevista recente acrescentando. Que desde o início do processo, os clientes da Porsche pensam em seu estilo e hábitos de direção. “Para o que eu quero fazer, é mais do lado do motor de combustão interna ou do lado elétrico da bateria? E isso basicamente decide em que direção ir. Acho que este é o caminho a seguir, e para a Porsche, não poderia haver outra direção. Pois sempre tentamos tornar o cliente e sua decisão e seu desejo pelo nosso produto nossa maior prioridade.”

Porcas e parafusos
A Porsche divulgou aos poucos as especificações do futuro Macan EV desde 2019. Quando a empresa anunciou pela primeira vez que transformaria seu veículo mais vendido nos EUA em um veículo elétrico. Ela até permitiu que a TechCrunch e outros veículos de mídia dirigissem o protótipo no ano passado. Com o lançamento oficial, a Porsche divulgou mais detalhes sobre os dois Macan EVs, com exceção da autonomia da bateria. A empresa afirmou que as informações sobre a autonomia pela EPA estarão disponíveis mais perto da data de entrega.
O Macan EV é o segundo veículo totalmente elétrico da Porsche e o primeiro a usar a recém-desenvolvida Plataforma Premium Elétrica (ou PPE). Desenvolvida em colaboração com a Audi AG e projetada para que o fabricante ajuste facilmente a distância entre eixos, largura da trilha e altura do solo.
A montadora está vendendo duas versões do SUV totalmente elétrico, ambas equipadas com motores elétricos nos eixos dianteiro e traseiro. Que retiram energia de uma bateria de íon de lítio de 100 quilowatts-hora localizada na parte inferior do veículo.
Em primeiro lugar, temos o Macan 4, um SUV totalmente elétrico equipado com um conjunto de energia que pode gerar até 402 cavalos de potência e 479 libras-pé de torque. O Macan 4 pode acelerar de 0 a 60 milhas por hora em 4,9 segundos e atingir uma velocidade máxima de 136 mph.
O poder da Macan Turbo
Como o nome sugere, o Macan Turbo mais potente pode gerar até 630 cv e um torque máximo de 833 lb-ft. Isso também se traduz em uma aceleração mais rápida. O Macan Turbo pode ir de 0 a 60 milhas por hora em 3,1 segundos e atingir uma velocidade máxima de 161 mph.
Vale ressaltar que o Porsche Macan EV é o primeiro Macan a apresentar direção nas rodas traseiras. Como observamos em nosso teste no ano passado, as rodas traseiras viram até cinco graus opostos às rodas dianteiras ao dirigir a velocidades de cerca de 50 milhas por hora ou menos, permitindo que o motorista sinta o carro enquanto gira nas curvas.
Porsche Macan EV Adota Android Automotive OS em Substituição ao Software 1.2 da Cariad
O Android Automotive OS permite essencialmente que a Porsche desenvolva e integre seus próprios produtos e serviços, como navegação e aplicativos. Também suporta o Apple CarPlay, que permite que os proprietários de telefones Apple projetem na tela de entretenimento.
“As vantagens tecnológicas são muito óbvias e podem ser sentidas imediatamente pelos nossos clientes quando entram no carro”. Mas disse Timo, que não forneceu nenhuma informação sobre o atraso do software 1.2 ou se a Porsche o adotaria. “Quando entram no Macan elétrico, parece uma