Apenas três meses após concluir a aquisição de $68,7 bilhões da empresa de jogos Activision Blizzard, a Microsoft está demitindo 1.900 funcionários em suas divisões de jogos. Contudo isso representa cerca de 8,6% dos 22.000 funcionários da Microsoft na área de jogos. O presidente da Blizzard, Mike Ybarra, também anunciou sua saída, agora que a aquisição está finalizada.
Este ano já se mostrou brutal para a indústria de jogos em poucas semanas. Até agora, a fabricante de League of Legends, Riot Games, demitiu 530 funcionários; a Unity, responsável pelo motor de jogos, demitiu 1.800 pessoas (25% da empresa); o Discord cortou 170 empregos (17%); e o Twitch, de propriedade da Amazon, demitiu 500 pessoas (35%), após já ter dispensado centenas de funcionários em dois rounds de demissões no ano passado.
O restante da indústria de tecnologia também não escapou, com empresas como Google, Amazon, TikTok e outras fazendo cortes. Mas, de acordo com dados sobre demissões em tecnologia em 2023, parece que janeiro é o mês mais brutal para demissões.
De acordo com o desenvolvedor e consultor de jogos Rami Ismail, cerca de 5.600 funcionários da indústria de jogos foram demitidos até agora em 2024. Isso é mais da metade de todas as demissões em jogos de 2023.
Microsoft Demite e causa impacto nas Vidas dos Trabalhadores de Jogos
As demissões na Microsoft após a aquisição da Activision Blizzard causaram uma onda de impacto significativo, atingindo aproximadamente 8,6% dos funcionários da gigante de tecnologia. Mike Ybarra, presidente da Blizzard, também anunciou sua saída, marcando uma mudança significativa na liderança após a conclusão do acordo de $68,7 bilhões.
No comunicado interno do CEO de Jogos da Microsoft, Phil Spencer, a ênfase foi colocada em um “plano de execução com uma estrutura de custos sustentável”. O documento identificou áreas de sobreposição após a aquisição, resultando nas demissões. Spencer reforçou o compromisso de fornecer apoio total aos afetados durante a transição, incluindo benefícios de rescisão.

Onda de Demissões na Indústria de Jogos em 2024
O ano de 2024 já se mostrou desafiador para a indústria de jogos, com várias empresas realizando demissões em larga escala. Riot Games, Unity, Discord e Twitch, entre outras, enfrentaram cortes significativos, refletindo um início difícil para o setor. Esse cenário soma-se a uma tendência mais ampla de demissões em toda a indústria de tecnologia.
Sindicatos de Jogos: Uma Proteção Necessária?
Nos últimos anos, departamentos dentro da Microsoft e da Activision têm testemunhado a formação de alguns dos primeiros sindicatos de jogos nos Estados Unidos. Esses sindicatos, segundo o Communications Workers of America, oferecem uma proteção adicional aos trabalhadores. Assim com um sindicato, as negociações sobre o impacto das demissões tornam-se obrigatórias, proporcionando uma camada de segurança para os membros.
Em um momento em que a indústria de jogos enfrenta instabilidade, a presença de sindicatos pode desempenhar um papel crucial na defesa dos direitos dos trabalhadores e na mitigação dos efeitos das demissões em larga escala.
Essa onda de demissões na Microsoft destaca os desafios enfrentados não apenas por uma empresa específica, mas por toda a indústria de tecnologia e jogos. Ainda assim a continuidade dessas tendências levanta questões sobre as práticas de emprego e as medidas necessárias para garantir um ambiente de trabalho mais estável e sustentável.