Meta pretende capitalizar a indignação dos anunciantes na batalha com a Apple sobre as taxas de compra dentro de aplicativos. Anunciando que em breve repassará a taxa de serviço de 30% da Apple para seus clientes. O gigante das redes sociais explicou que a partir deste mês, os anunciantes que desejam impulsionar um post no aplicativo iOS do Facebook ou Instagram serão faturados através da Apple, com a aplicação dessa taxa adicional.
A empresa, anteriormente contornando as regras da Apple com a opção de pagamento para impulsionar, agora se vê obrigada a “cumprir as diretrizes da Apple ou remover os posts impulsionados de nossos aplicativos.” Optando pela primeira opção, a Meta simplesmente está elevando o custo dessas compras dentro do aplicativo para evitar impactos em seus resultados financeiros.
Anunciantes podem evitar o custo extra, optando por impulsionar posts diretamente no Facebook.com ou Instagram.com, acessíveis em navegadores de desktop e móveis. Contudo a Meta reconhece que muitos clientes consideram essa alternativa menos conveniente já que as compras dentro do aplicativo são a forma mais simples de transação nos dispositivos Apple. Assim, aqueles que escolherem esse método agora pagarão mais pelo privilégio.
Como funcionara este repasse de valores da apple:
A Meta provavelmente espera que o aumento nos preços dos impulsionamentos no iOS gere indignação. Auxiliando em seus esforços mais amplos para desafiar o domínio da Apple na economia de aplicativos iOS. Como outras gigantes de tecnologia, incluindo Epic Games, Spotify, Match, entre outras, a Meta busca oferecer seus próprios sistemas de pagamento. E não ser obrigada a utilizar as compras dentro do aplicativo da Apple que acarreta uma comissão de 30% sobre as vendas. A empresa está entre as que pressionam legisladores e reguladores para reformar as práticas comerciais da Apple. Repassando a taxa de 30% da Apple para milhares de pequenos anunciantes no iOS, a Meta pode angariar mais apoio em sua guerra com a Apple.
Além disso, a transição para as compras dentro do aplicativo da Apple significa que os anunciantes terão que pagar antecipadamente, ao invés de após a veiculação dos posts impulsionados, como ocorria anteriormente. Bem como Isso exigirá que adicionem fundos pré-pagos às suas contas, sujeitos à taxa de 30%.
Essas mudanças, inicialmente aplicadas aos aplicativos da Meta nos EUA
Meta e Apple têm se desentendido cada vez mais à medida que a Apple expande seus negócios de publicidade, impactando a receita da Meta. Assim com o lançamento da Transparência de Rastreamento de Apps, a Meta perdeu participação no mercado publicitário enquanto a Apple cresceu. A empresa também argumenta que a ATT da Apple reduzirá suas receitas publicitárias, alertando os investidores sobre os “ventos contrários” da ATT, que impactarão sua capacidade de monetização através da publicidade. A Meta se recuperou das consequências da ATT, triplicando seu lucro no quarto trimestre e anunciando seu primeiro dividendo.
Assim a gigante das redes sociais também criticou a conformidade da Apple com a nova regulamentação da UE, a Lei de Mercados Digitais. Com o CEO Mark Zuckerberg afirmando que as regras da DMA da Apple eram “tão onerosas” que duvidava que qualquer desenvolvedor optasse por elas.