O Google é conhecido por ter uma infinidade de produtos semelhantes com nomes confusamente diferentes e aparentemente nada em comum. Mas quando se trata de seu trabalho em IA de agora em diante, há apenas um nome que importa: Gemini.
A empresa anunciou na quinta-feira que está renomeando seu chatbot Bard para Gemini. Lançando um aplicativo dedicado Gemini para Android e até mesmo incorporando todos os recursos de IA do Duet no Google Workspace na marca Gemini. Também anunciou que o Gemini Ultra 1.0 a versão mais ampla e capaz do grande modelo de linguagem do Google está sendo lançada para o público.
Gemini podera substituir a Openai
Os aplicativos móveis do Gemini provavelmente serão o lugar onde a maioria das pessoas encontrará a nova ferramenta. Se você baixar o novo aplicativo no Android, pode definir o Gemini como seu assistente padrão, o que significa que substitui o Google Assistant como a resposta quando você diz “Hey Google” ou pressiona botão inicial. Até agora, parece que o Google não está se livrando completamente do Assistant. Mas a empresa tem dado menos prioridade ao Assistant há um tempo, e claramente acredita que o Gemini é o futuro.
Não há um aplicativo dedicado do Gemini para iOS (sistema operacional da Apple), e você não pode definir um assistente que não seja o Siri como padrão de qualquer maneira. Mas você poderá acessar todos os recursos de IA no aplicativo do Google. E só para lhe dar uma ideia de quão importante o Gemini é para o Google: haverá um interruptor no topo do aplicativo que permite alternar entre Pesquisa e Gemini. Durante toda a existência do Google, a Pesquisa foi o produto mais importante por uma grande margem; está começando a sinalizar que o Gemini pode ser igualmente importante. (Por enquanto, a propósito, a IA de pesquisa no Google ainda é chamada de Experiência Generativa de Pesquisa, mas provavelmente será Gemini eventualmente, também).

O modelo Ultra pode conter mais contexto e ter conversas mais longas
Por US$ 20 por mês, Hsiao diz que o Gemini Ultra “estabelece o estado da arte em uma ampla gama de benchmarks em texto, imagem, áudio e vídeo.” O modelo Ultra pode conter mais contexto e ter conversas mais longas, e é projetado para ser melhor em coisas complexas como codificação.
Não é uma surpresa que o Google esteja tão comprometido com o Gemini, mas isso aumenta as apostas para a capacidade da empresa de competir com OpenAI, Anthropic, Perplexity e o crescente conjunto de outros concorrentes poderosos em IA no mercado. Em nossos testes logo após o lançamento do Gemini no ano passado. O Bard alimentado pelo Gemini foi muito bom, quase no mesmo nível do GPT-4, mas foi significativamente mais lento. Agora, o Google precisa provar que pode acompanhar a indústria, enquanto busca tanto construir um produto de consumo convincente.
Apenas algumas vezes na história do Google pareceu que toda a empresa estava apostando em uma única coisa. Uma vez, isso se transformou no Google Plus… e sabemos como isso acabou. Mas desta vez, parece que o Google está totalmente comprometido em ser uma empresa de IA. E isso significa que o Gemini pode ser tão importante quanto o Google.