A volta do Fortnite no iOS na União Europeia após a Apple abrir a plataforma para cumprir com a Digital Markets Act.
A Epic planeja lançar a Epic Games Store no iPhone ainda este ano na União Europeia e está trazendo o Fortnite de volta para a plataforma junto com ela.
O anúncio vem depois que a Apple compartilhou como abrirá o IOS em resposta à repressão da União Europeia às gigantes da tecnologia. O CEO da Epic, Tim Sweeney, descreveu as regras da Apple como “lixo quente”. Mas claramente não são tão quentes a ponto de afastar totalmente a Epic.
A Epic ainda não tem muito a compartilhar sobre seus planos. Ela diz que a loja será lançada “ainda este ano”, e o Fortnite estará disponível por meio dela. Ambos só estarão disponíveis em partes da Europa cobertas pela Digital Markets Act. “Fiquem ligados para mais detalhes enquanto descobrimos a linha do tempo regulatória”, disse em uma postagem no X (antigamente Twitter). Acrescentando que “continuaremos argumentando nos tribunais e com os reguladores que a Apple está quebrando a lei”.
Fortnite no iOS: Uma Ausência de Três Anos e as Lições Aprendidas
O Fortnite não está disponível no iOS há mais de três anos, depois que a Apple expulsou o jogo e proibiu a Epic por inserir pagamentos de terceiros no aplicativo. (A Epic posteriormente processou a Apple por isso em um caso que acabou na semana passada; a Epic perdeu em grande parte.)
A Apple ainda tem alguma supervisão sobre as lojas de aplicativos de terceiros, o que significa que a Epic pode enfrentar problemas com o lançamento.
A Epic diz há anos que gostaria de trazer sua loja de jogos, atualmente disponível para Windows e macOS, para o iPhone. A loja cobra uma porcentagem menor de taxas do que a App Store da Apple, o que pode torná-la uma opção atraente para os desenvolvedores se a Epic conseguir ganhar tração.
Então estamos prestes a ver uma onda de anúncios de lojas de aplicativos de terceiros para o iOS, depois que a Apple anunciou hoje que elas seriam permitidas na Europa sob suas novas regras. A Epic é uma das primeiras a se manifestar. A AltStore também anunciou planos para lançamento.